in

Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro

 

Por Caroline Duarte e Lianna Arraes

Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro é doutora em educação pela Universidade Federal do Ceará (2014), com mestrado em educação pela Universidade Federal do Maranhão (2007) e graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2001). Atua como professora e coordenadora do curso de pedagogia na Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação infantil, currículo e formação docente.

Ao ser questionada sobre o que a motivou a cursar pedagogia, ela explica que não escolheu, mas sim, foi escolhida pelo curso e depois que conheceu as possibilidades de atuação na área, não quis mais sair. O incomodar-se com a realidade despertou em Karla interesse em ser pesquisadora, a realidade das escolas, gerou incômodo e esse movimento de insatisfação é que a faz investigar, produzir conhecimento, e como ela coloca “na pedagogia todo o propósito de investigação não é para que os resultados fiquem guardados, é para que esses resultados possam movimentar a prática pedagógica, a intenção é transformar a realidade.”

Sobre sua tese Educação infantil e currículo: o lugar de crianças, famílias e professoras no currículo de uma instituição de educação infantil de Imperatriz-Maranhão, ela espera que os demais professores sejam incomodados e possam refletir sobre suas práticas de modo a gerar mudanças e melhorias para a formação das crianças.

A pesquisadora também está com um projeto novo com crianças da educação infantil do povoado Coquelândia viagra generika. A proposta é fazer um grande documentário com apoio dos alunos de jornalismo, sobre a infância da criança no campo, dentro do âmbito da pedagogia da participação.

Quer saber mais sobre outras pesquisas realizadas pela professora Karla? Acesse o link: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4262883Z6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Elas têm voz e vez: a participação da criança na construção da prática pedagógica na educação infantil

Eleições impulsionam postagens de jornais no Facebook, aponta pesquisa realizada na UFMA