Eleições impulsionam postagens de jornais no Facebook, aponta pesquisa realizada na UFMA

Por  Thaise Torres

As eleições de 2016 ganharam mais visibilidade por meio da rede social Facebook. Essa, é uma das conclusões que os pesquisadores e jornalistas Regilson Borges e Michele Massuchin chegaram em seu artigo “Jornalismo político no Facebook? As fanpages dos jornais O Estado do Maranhão (MA) e A Tarde (BA) como “distribuidoras” de informação sobre as eleições 2016” publicado na revista Vozes & Diálogo. Os pesquisadores demonstram que as redes sociais é ponte de cobertura para uma grande diversidade de assunto, e devido a isso, têm ganhado importância nas eleições.

A pesquisa foi realizada no âmbito do grupo Comunicação, Política e Sociedade (COPS), coordenado pela professora Michele Massuchin, orientadora do trabalho em questão. Segundo ela, o grupo tem três vertentes de pesquisa: uma sobre regionalismo, entretenimento e outra sobre política. Atualmente há duas pesquisas institucionalizadas em andamento e algumas outras paralelas também, conclui a professora. Aproximadamente, a participação conta com 20 alunos, entre bolsistas e voluntários.

A análise corresponde aos 45 dias de campanha eleitoral de 2016, para prefeitos. O trabalho em questão examinou como os candidatos ganharam visibilidade no Facebook, por meio da cobertura jornalística realizada por nove jornais do Nordeste, sendo analisado um de cada estado. Para este trabalho, foram escolhidas duas fanpages, sendo uma do maior jornal (A Tarde) e o menor (O Estado do Maranhão), entre os nove analisados. Ao todo, foram coletadas 1.871 postagens entre os meses de agosto e outubro de 2016, das fanpages dos dois periódicos.

Os achados do trabalho relatam que os jornais analisados possuem características distintas. Enquanto O Estado do Maranhão (MA) dispõe informações de interesse do público (política, economia, educação), o A Tarde (BA) trata de assuntos de entretenimento, como conteúdo principal. Além disso, os meios não se apropriam do Facebook na mesma proporção, à medida que o jornal do Maranhão deu mais espaço para os candidatos, provavelmente pela influência de políticos no jornal, o periódico da Bahia pouco falou das campanhas e destacou assuntos mais leves, considerados soft news.

A internet tem se consolidado como mais um canal de distribuição de informação, principalmente para que os políticos possam ganhar mais visibilidade nos períodos de campanha. Os autores demonstram que isso é importante, pois pode contribuir com a formação da opinião pública, uma vez que os eleitores terão subsídios para decidir o voto. E os jornais, como ferramentas de veicular conteúdos de interesse público, possuem um papel importante em todo esse processo, afirmam os autores do trabalho.