in ,

31ª edição do Seminário de Iniciação Cientifica será realizado pela segunda vez em Imperatriz

Texto e fotos: Wyldiany Oliveira

A trigésima primeira edição do Seminário de Iniciação Cientifica – Semic será realizado durante os dias 09 e 10 de outubro na Universidade Federal do Maranhão, campus Avançado do Bom Jesus em Imperatriz. Com o tema “A Formação de Jovens Pesquisadores no Maranhão: Desafios e Perspectivas”, o Semic neste polo reúne também pesquisadores de Grajaú e Balsas, no intuito de divulgar as pesquisas em andamento e favorecer a troca de experiência entre os professores e alunos.

Ao todo, 80 pesquisadores apresentarão seus projetos de pesquisa para a comunidade em diversas áreas divididas em: saúde, exatas e tecnológica, agrárias, biológicas, sociais e humanas. Em 2018, 10 pesquisas de Imperatriz foram premiadas o que tem contribuído para a valorização e incentivo aos estudantes. Vale ressaltar, que grande parte desses estudantes são bolsistas da Fapema e Pibic, além disso tem os que são voluntários de vários grupos de pesquisa na universidade.

Para a jovem pesquisadora, Thaynara Leite, este é um momento importante para sua vida acadêmica e de gratidão pelos trabalhos realizados na graduação. “Considero o Semic um momento importante, pois é nele que eu apresento quais os resultados consegui com a pesquisa e como pesquisadora bolsista é gratificante saber que o ciclo da pesquisa foi encerrado e agora só resta apresentar para outros pesquisadores e professores”, afirma.

A pesquisa realizada pela acadêmica, Thaynara, tem a orientação da professora Thaísa Bueno, e partiu de um estudo realizado pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura (GCiber), na UFMA de Imperatriz. O estudo qualitativo buscou traçar o perfil dos jornalistas da cidade e mostra que a família e a igreja são importantes influenciadores na decisão dos jovens por cursar Jornalismo em Imperatriz.

A acadêmica e bolsista Pibic/CNPQ, Lorena Lacerda, ressalta a importância do Seminário para a comunidade acadêmica e destaca a valorização da pesquisa local. “Acabamos expandido as apresentações das pesquisas realizadas durante o ano, o que aproxima mais ainda a comunidade regional da pesquisa cientifica. Neste meu segundo ano participando do Semic, acredito que é um momento de mostrarmos nosso estudo e prestarmos conta daquilo que foi investido. Além disso, é uma oportunidade de conhecer outras pesquisas que mesmo sendo de outras áreas podem contribuir em algo para outros estudos”, ressaltou.

A acadêmica Lorena Lacerda iniciou na pesquisa cientifica no grupo de pesquisa Gciber e participa do Semic pela segunda vez este ano.

O estudo realizado por Lorena, consiste em um levantamento, que busca entender como os jornalistas que atuam em redações de veículos tradicionais da imprensa de Imperatriz, utilizam o WhatsApp na sua rotina produtiva e de que maneira isso interfere nas suas condições de trabalho.

Este é o segundo ano que o Semic será realizado de forma descentralizada devido a crescente demanda de projetos inscritos e principalmente para valorizar a pesquisa regional. Além disso, o evento busca estimular a inserção dos demais alunos nas atividades de Iniciação Cientifica e estabelecer a aproximação da academia com e a sociedade em geral. Nos demais polos o seminário acontecerá em: Chapadinha e São Bernardo – 17 e 18/09; Bacabal e Codó – 20/09; Imperatriz, Balsas e Grajaú – 09 e 10/10; Pinheiro – 17 e 18/10; São Luís – 21 a 25/10.

Para o Diretor do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia, Daniel Duarte Costa, a realização do Seminário pela segunda vez em Imperatriz tem se tornando imprescindível, além de aproximar e incentivar outros estudantes a na produção de pesquisa cientifica. “É um momento de mostrarmos para a sociedade as atividades de pesquisa desenvolvidas dentro da universidade e no campus de Imperatriz, hoje podemos contribuir com esta cidade e mostrar que a universidade também contribui, não só com o ensino, mas também com a pesquisa. Academicamente falando é muito importante porque a gente pode incentivar a pesquisa para outros alunos que ainda não participam já que é uma forma de estarmos incentivando para que esses alunos sejam pesquisadores. Essa contribuição não é só internamente dentro da instituição, mas a gente sai para mostrar para a comunidade todos os trabalhos que são desenvolvidos dentro da universidade”, destacou o diretor.

A programação do 31º Semic em Imperatriz segue com palestras e apresentações de trabalhos no dia 09 (quarta) das 8h às 17h50 e no dia 10 (quinta) das 8h às 16h. Participe desse evento e valorize a pesquisa cientifica regional.

Para conferir a lista de trabalhos e a programação do Seminário, acesse: http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/OA7TBi2Z8cDth9G.pdf