Pesquisa aborda sobre a falta da História da África nos livros didáticos

Por Sara Kalinne

Por que a cultura Afro-brasileira é pouco valorizada nos livros de História? Os livros de História já deveriam ter em suas páginas assuntos sobre a cultura Africana, mas até o presente momento não foram feitas mudanças na produção do material didático nesse período entre a promulgação da Lei 10.639 de 2003 até a atual de 2017. O que acaba gerando um impacto significativo na educação visto que ainda existe muito preconceito sobre a cultura africana. O professor do Curso de Pedagogia, e da disciplina de Filosofia do Curso de Direito da UFMA, Erivânio da Silva Carvalho, pesquisou o motivo desse assunto tão importante demorar para ser inserido nos livros escolares. Confira a entrevista em que o ele expressa sua opinião sobre essa questão polêmica:

Você escreveu no seu artigo que existe “Forças Ocultas’’ que impedem as mudanças nos livros. Que ‘’forças’’ são essas?

É porque existem muitos interesses envolvidos na elaboração das políticas e na elaboração de qualquer material didático de um livro, por exemplo. Então existe sempre uma rede de interesses do tipo econômico, interesses ideológicos e isso faz parte, não existe neutralidade nessas discursões.

Você acredita que exista um certo preconceito sobre esse conteúdo e por isso até agora nunca foi para os livros didáticos?

Eu não diria que exista preconceito, mas existe sempre ideologias, alguns pontos que não estão muitos claros na elaboração de um discurso. O discurso é sempre algo em que a pessoa faz e quem faz para esconder algo que não pode está claro.O que se esconde é exatamente aquilo que beneficia quem está fazendo o discurso e alguma parte em que a pessoa é beneficiada ou algo que ela tem interesse futuro, tentando sealto prestigiar. Então isso fica muito escondido daquilo que está sendo falado.

Qual o impacto dessa demora na educação? Isso é prejudicial aos alunos das escolas?

Sim muita, existe uma importância nos livros didáticos porque eles ajudam muito no processo de aprendizado. Existem pesquisas que mostram uma importância bem grande ao utilizar os livros. Então quando se atrasa os alunos se restei desse problema. Eles acabam sendoos mais prejudicados.

Em sua opinião, como professor, por que a História da África é tão ignorada?

É porque existiu a escravidão, no meu entender a escravidão tem um peso muito forte no imaginário popular, tem uma carga negativa sobre as pessoas que tiveram descendentes que foram escravizados, não que eles tenham lembranças diretas. Mas, a escravidão é algo indigno para as pessoas e elas querem se livrar dessa condição de submissão. A escravidão tem sido um grande problema para essas discussões e preconceitos todos, a discriminação social contra os negros no Brasil que ainda é muito forte, então esse é o problema: a escravidão ainda gera muito preconceito.

Essas mudanças que deveriam já ter acontecido nos livros, é tão ignorada por mera preguiça ou por descaso com a educação?

Existem muitos fatores de porque isso ser ignorado, existem até autores na área de Ciência Sociais, na Filosofia, que dizem que há uma espécie de esquecimento da História. A História da África aqui no Brasil tem um efeito de esquecimento, não abordam sobre o assunto, não refletem sobre essas questões. Então a História da África acaba tendo uma dificuldade de ser discutida dentro das escolas.

Você acha que essa falta da História Afro-brasileira possa um dia fazer parte dos livros didáticos ou ainda tem um longo caminho a percorrer?

Pelo que a gente tem percebido pelos últimos anos em relação àavaliação do livro didático em especial o livro de Historia, a gente tem percebido que há uma insistência por parte das editoras e dos avaliadores de contemplar modelos didáticos, textos que não são muito críticos, que trazem ainda imagens distorcidas sobre o negro, preconceitos e isso tem permanecido durante muito tempo nos últimos anos. Eu fiz essa pesquisa a pouco tempo e demonstrou exatamente isso, que o problema persiste nos livros de Historia em geral, a quantidade de páginas dedicadas a Historia da África é bem menor do que qualquer outro tipo de abordagem temática, geralmente se fala muito da História Europeia em detrimento da História da Africana.

Quanto mais esse assunto demorar para ir para os livros mais os alunos terão um estereótipo que a África só tem miséria e fome?

Essa pergunta é muito boa, enquanto persistir essa dificuldade, eu acredito que tem muita relação com o momento atual que a gente está vivendo, a estrutura de intelectuais que está na cúpula no Ministério da Educação, tem essa tendência ideológica de não contemplar a Historia da África nos livros, esse estereótipo acaba permanecendo. Isso vai se refletindo no ensino, na formação dos estudantes que já vem do senso comum, na mentalidade que é muito forte, é também da forma que a grande mídia reforça esses estereótipos, esse problema vai permanecer durante bastante tempo, infelizmente.