Existe diferença entre questionário e formulário?

Por Lianna Arraes e Thaise Torres

A coleta de dados pode ser considerada um dos momentos mais importantes da realização de uma pesquisa, é nesse processo em que o pesquisador obtém as informações necessárias para o desenvolvimento do seu estudo. São vários os instrumentos que podem ser utilizados pelo pesquisador para garantir o êxito de sua pesquisa, no entanto é sempre importante lembrar que a escolha não pode se dar de forma aleatória.

E todo pesquisador vai se deparar, ou já se deparou com a dúvida de não saber a diferença entre formulário e questionário e qual a opção mais apropriada para o seu trabalho. Então, pegue papel e caneta, anote essas dicas e chega de incertezas na hora de escolher o método que se adeque à sua pesquisa.

Para começar, vamos entender as diferenças entre essas duas ferramentas. O questionário é um instrumento para arrecadação de dados, constituído por uma série de perguntas ordenadas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador. Já o formulário, consiste em um dos instrumentos essenciais para a investigação social, cujo a coleta consiste em obter informações diretamente do entrevistado. Em resumo, a  presença ou não de um entrevistador é o que diferencia ambos métodos.

Confira a lista e entenda as vantagens e desvantagens ao usar formulário ou  questionário.

Vantagens do questionário:

1. Economiza tempo;
  2. Há maior liberdade nas respostas, em razão do anonimato;
  3. Há mais segurança, pelo fato das respostas não serem identificadas;
  4. Há menos risco de distorção, pela não influência do pesquisador;
  5. Há mais tempo para responder e em hora mais favorável.

Vantagens do formulário:

1. Utilizado em quase todo o segmento da população: alfabetizados, analfabetos e etc, porque seu preenchimento é feito pelo entrevistador;
  2. Presença do pesquisador, que pode explicar os objetivos da pesquisa, elucidar significados de perguntas que não estejam muito claras;
  3. Flexibilidade, para adaptar-se às necessidades de cada situação, podendo o entrevistador reformular itens ou ajustar o formulário à compreensão de cada informante;
  4. Facilidade na aquisição de um número representativo de informantes, em determinado grupo;
  5. Uniformidade dos símbolos utilizados, pois é preenchido pelo próprio pesquisador.

Desvantagens do questionário:

1. Grande número de perguntas sem respostas;
  2. Não pode ser aplicado a pessoas analfabetas;
  3. Impossibilidade de ajudar o informante em questões mal compreendidas;
  4. O desconhecimento das circunstâncias em que foram preenchidos torna difícil o controle e a verificação.

Desvantagens do formulário:

1. Menos liberdade nas respostas, em virtude da presença do entrevistador;
  2. Risco de distorções, pela influência do aplicador;
  3. Menos prazo para responder às perguntas; não havendo tempo para pensar;
  4. Mais demorado, por ser aplicado a uma pessoa de cada vez.;
  5. Insegurança das respostas, por falta do anonimato.

Gostou das dicas? A elaboração do questionário/formulário deve estar intimamente ligado à apuração, e o primeiro passo é a pesquisa bibliográfica. Lá, é onde o pesquisador apropria-se do conteúdo e expande suas ideais. Assim como uma viagem requer planejamento prévio, o roteiro de pesquisa se faz necessário para dar ordem e programação antecedente à execução da atividade. Para isso, é essencial anotar quais as ferramentas fundamentais para a coleta de dados e/ou informações.

Antes de iniciar a construção de uma pergunta, é determinante para o valor da questão, perguntar-se: Por que estou fazendo essa pergunta? O que eu vou fazer com a resposta? Caso não saiba respondê-las, prefira descartar pela falta de utilidade. Devem também ser evitados, longos questionários que acumulem perguntas extensas, uma vez que inibe o interesse do entrevistado. Perguntas breves, têm por fim o estímulo a boas respostas e alta relevância por parte do público, podendo conquistar assim o resultado desejado.

Fonte: https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA13_ID8319_03082016000937.pdf