in

Como elaborar e publicar artigos científicos

Por Maisa Oliveira e Nandara Melo

A elaboração de um artigo e a sua publicação pode não ser uma tarefa dificil, mas exige muita dedicaçao, precisão e seguranca sobre o assunto. São tantas dúvidas durante esse processo que muitas vezes somos encurralados pelo desanimo.

Você não sabe por onde começar ou como publicar o seu artigo em revistas? Embasados em critérios exigidos para publicação da revista científica Tecer, do site Carlos delfino e blog do aluno, fizemos uma lista com as orientações mais incidentes no que se refere a esta temática. Confira logo abaixo algumas dicas importantes sobre o assunto.

1 – Procure temas diferentes e ousados para elaborar seu artigo.

Em uma boa pesquisa, a novidade e a relevância do assunto a ser abordado predestinarão o sucesso da mesma. Precisamos lembrar que escrevemos para pessoas, então quanto mais atrativo melhor será recebido pelo leitor.

2 – Seja claro e objetivo no que vai falar.

Textos com palavras muito técnicas ou linguagem rebuscada, são de difícil compreensão, limitando o mesmo assim a poucas pessoas. È importante pensar que quando escrevemos um texto, ele poderá ser lido por diferentes publicos.

3 – Ter sempre orientação.

A orientação de um professor ou de alguém da área é extremamente necessária. Apesar de a ideia ser sua, é importante ouvir opiniões de pessoas experientes e que tenham entendimento também sobre o assunto no qual você esta falando. Então, procure um bom pesquisador.

4 – Compartilhe seu artigo

Após concluir um artigo é importante tentar a sua publicação em revistas de divulgação. A publicação proporcionará o compartilhamento de seu conhecimento com outros pesquisadores.

Na publicação de artigos

1 – Pense no publico que você quer atingir.

 Tanto na escolha de seu tema, quanto na pesquisa que voce precisa fazer sobre as revistas a serem publicadas, é importante identificar o publico ao qual será destinado seu artigo. Essa reflexão irá lhe indicar como será a linguagem de seu material e dará delimite ás discussões que você desenvolverá sobre o assunto abordado.

2 – Comece a procurar o tipo de revista que você gostaria de publicar.

Leia artigos e tente observar o formato que eles seguem. É bom conhecer a fundo o jeito da revista, a fim de quando o seu material for ser analisado ele se equipare ao perfil e qualidade da mesma.

3 – Observe atentamente o formato exigido em cada publicação da revista que voçê quer publicar.

Algumas revistas têm normas específicas que devem ser seguidas, incluindo padronização de estilo, quantidade de caracteres e outras referências.

4 – Avaliação dos editores e produtores da revista.

Sempre que terminamos uma pesquisa e temos o intuito de pública- lá em uma revista, enviamos o material aos editores para o mesmo ser analisado. Se as precações citadas tópicos acima forem postas em prática, a avaliação e direcionamentos de reedição de seu texto terá uma possibilidade maior de ser  positiva, potencializando assim uma maior perspectiva da aprovação de seu artigo.

5 – Resultados

Após divulgar a sua pesquisa, tente observar a repercussão do seu trabalho. Visualize quem esta acessando e citando seu artigo. Sempre é legal ver que tipo de discursão esta sendo feitas a partir do seu trabalho.

O site “ciência em revista”, fez uma ranking das dez revistas e artigos mais acessados no SciELO- Scientific Eletronic Library Online (Biblíoteca Científica
Eletrônica em Linha) que é um modelo pra publicação científica para periódicos científicos na internet, subdividindo as temáticas pelas áreas de conhecimento mais acessadas como: engenharia, ciência humanas e etc.

Clique nos links abaixo e veja isso e muito mais sobre o assunto

http://www.blogs.ea2.unicamp.br/cienciaemrevista/2016/10/19/ranking-scielo/
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_subject&lng=pt
http://www3.izabelahendrix.edu.br/ojs/index.php/tec/article/view/1490/899p
http://blogdoaluno.utfpr.edu.br/?p=2153
http://www3.izabelahendrix.edu.br/ojs/index.php/tec/article/view/1490/899p

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existe diferença entre questionário e formulário?

Você sabe qual a diferença entre quadro tabela e figura? A gente explica