Professora vai representar a UFMA de Imperatriz na Compós 2017

A professora Lívia Cirne, do curso de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Imperatriz, teve seu artigo aprovado para o 26° encontro anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). O encontro será realizado em São Paulo de 06 a 09 de Junho.

Além dela, pela primeira vez um ex-aluno de Jornalismo da Instituição estará se apresentando, nesse que é o mais importante congresso do campo da comunicação kamagra 100mg oral jelly. Alan Milhomem, atualmente faz pós graduação em Assessoria de Comunicação Empresarial e Institucional, e também integrante do Grupo de Pesquisa em convergência e Narrativas Audiovisuais (Connau), da UFMA, coordenado pela professora Lívia Cirne.

Com o tema “DA IMPLEMENTAÇÃO AO SWITCH-OFF: uma análise do cenário de atraso da TV digital no Brasil”. A pesquisa da professora será debatida no evento que tem como um dos objetivos a discussão sobre o avanço científico, tecnológico e cultural na área da comunicação.

Lívia Cirnefala sobre a importância de debater este tema. “O artigo levanta uma discussão sobre o processo de implantação do sistema de televisão digital no Brasil, recuperando dificuldades políticas, econômicas e tecnológicas, é uma discussão bem atualizada, porque essa substituição está em curso”, disse.

Outros dois professores da Instituição já haviam participado do Congresso, Michele Massuchin e Thiago Falcão, apresentaram pesquisas em edições anteriores, antes de serem do quadro de professores da UFMA. “É um dado importante, porque teoricamente nós da UFMA em Imperatriz não pertencemos ao hall de cursos de vanguarda, com expressividade acadêmica, e nem temos, ainda, programa de pós-graduação na área, então de certa forma essas apresentações vão, aos poucos, credenciando-nos na pesquisa e direcionando olhares para o que estamos fazendo aqui”, conta.

Sobre participar pela primeira vez da Compós, Lívia diz estar na expectativa. “Espero que o congresso seja muito proveitoso, a discussão seja fluída e bem construtiva, mas além disso, que favoreça o estreitamento de relações entre professores de outra instituição, para troca de experiências e parcerias futuras”.

O congresso é realizado anualmente desde 1992, a cada ano uma cidade é escolhida para sediar o encontro, esse ano ocorrerá em São Paulo na Faculdade Caspér Líbero. Organizado em  Grupos de Trabalhos (GTs), são 17 grupos com temas diferentes e apenas 10 trabalhos são selecionados para serem apresentados em cada grupo.