Pesquisadores da UFMA testam novo produto alimentício para pessoas com intolerância a lactose

Pessoas que não podem ingerir leites e derivados poderão contar com um novo tipo de iogurte

Por Letícia Holanda

Um grupo de professores e acadêmicos do curso de Engenharia de Alimentos, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), desenvolve um projeto, desde 2016, intitulado “Elaboração e caracterização de “iogurte” do leite de coco babaçu e coco da praia, como alternativa para pessoas com intolerância a lactose”, que visa criar uma nova opção de alimento, a base do coco babaçu e coco da praia, para intolerantes a lactose.

No Brasil, estima-se que 44% dos brasileiros têm algum tipo de intolerância aos produtos lácteos (leite e derivados), segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).  As pessoas que lidam com este tipo de problema, tem carência de lactase, que é uma enzima que atua na digestão da lactose, um tipo de açúcar naturalmente encontrado no leite ou produtos derivados.

A incapacidade de produzir a enzima lactase pode ser genética ou ocasionada por algum problema intestinal. Para os indivíduos com intolerância, os principais sinais e sintomas são: inchaço do abdômem, cólicas abdominais, gases e diarreia, além das náuseas e vômitos.

Para a professora e coordenadora do projeto, Maria Fontenele, a ideia de produzir um novo produto alimentício para pessoas com intolerância a lactose, veio de solicitações da própria comunidade local, que sofre com este problema. “O ponto de partida para criação do projeto, foi devido a pedidos de pessoas de Imperatriz, que lidam com este tipo de doença e sentem dificuldades de encontrar alimentos, em variedades, na cidade. Então, fizemos uma pesquisa de mercado, para saber a quantidade de indivíduos intolerantes, quais as dificuldades e que tipo de alimento seria de preferência da maioria”, ressalta.

Com a pesquisa em andamento, a coordenadora explica que a escolha do “iogurte”, a base do extrato do coco da praia e principalmente do coco babaçu, por ser um produto regional e pela disponibilidade de matéria-prima. “No início da pesquisa, pensamos que tipos de produto poderíamos utilizar na produção do “iogurte”, substituindo o leite, então decidimos trabalhar com o extrato do coco da praia e mais especificamente o coco babaçu, que é uma matéria prima encontrada em grande quantidade aqui no estado do Maranhão”, conclui.

“O objetivo da nossa pesquisa é colocar no mercado um produto totalmente isento de lactose e que é bastante consumido pela população, principalmente para os imperatrizense, nosso público alvo. O projeto já está encaminhado para obter o “iogurte” com vários sabores, a partir do extrato do babaçu”, destaca a coordenadora da pesquisa, Maria Fontenele.

A primeira fase da pesquisa é o processo de extração do “leite” do coco babaçu e a utilização de fermentos próprios para iogurtes. Na segunda etapa, acontece a fase das análises microbiológica, físico-química e sensorial. Logo após, passa a ser feito os testes para verificar a reação das pessoas com intolerância a lactose, e por fim, a fórmula do produto segue para as indústrias de laticínios.

Pesquisa- Este projeto que possibilita o desenvolvimento de um “iogurte” como alternativa para pessoas com intolerância à lactose é realizado, em colaboração científica entre professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz, Maria Alves Fontenele, Virlane Kelly Lima da Silva e Adriana Crispim de Freitas.  Ao todo, a pesquisa conta com a participação de sete pesquisadores, entre docentes, bolsistas e voluntários da UFMA.

A pesquisa foi contemplada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), e conta com o financiamento no valor de R$ 20 mil reais. A pesquisa ainda se encontra na faze de análise e testes do material. A previsão de encerramento das atividades, já com os resultados esperados, está prevista para 2018.

Entenda

Lactose – é um carboidrato (açúcar) encontrado no leite. Mais especificamente, trata-se de um dissacarídeo, formado pelos monossacarídeos glicose e galactose.

Lactase – Enzima que ajuda na digestão da lactose (açúcar presente no leite).