Aberta submissão de trabalhos para V Jornada de Ciências Humanas da UFMA

Ariel Rocha

Estão abertas até 15 de junhoas submissões de trabalhos científicos para V Jornada de Ciências Humanas, que vai ser realizada entre os dias 29 a 31 de agosto, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) do campus de Imperatriz. Organizado pelo curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da UFMA, em meio ao atual cenário de mudanças conflitantes no Brasil, a quinta edição do evento tem como temática “Ciências Humanas e a crise da Democracia na América Latina: Cidadania, Representatividade e a Produção do Saber”.

A última jornada ocorreu em 2014 eagora,  após quatro anos, o evento visa refletir a respeito do papel das Ciências Humanas nos debates que envolvem a relação entre o Estado e a Sociedade. Para o doutor em Sociologia e membro da comissão organizadora do evento, professor Jesus Marmanillo, a academia tem o papel de debater as mudanças que acontecem no âmbito da sociedade. “Essa jornada vem com o propósito de discutir o que a área da Ciências Humanas tem a dizer sobre o que vem acontecendo nos últimos anos em nosso país, em relação à democracia e às alterações nos direitos da população brasileira”, afirmou Marmanillo.

Os acadêmicos interessados em participar com suas produções, podem enviaros trabalhos na modalidade de resumo expandido.  Os grupos de trabalho foram divididos em quatro temáticas:

• Direito à cidade e questões urbanas;
  • Educação e Emancipação Humana;
  • Conflitos socioambientais, território, desenvolvimento, políticas públicas e outras possibilidades;
  • Pensamento Filosófico, Política e Constituição do Sujeito.

Para a estudante Aryel Lima Araújo, que participa pela primeira vez da jornada e está no quarto período de Ciências Humanas, a expectativa para o evento é grande. Apesar de ainda não ter submetido o resumo, Aryel pretende participar com o estudo que vem desenvolvendo no curso. “O meu trabalho é sobre antropologia urbana, estamos fazendo uma pesquisa com o grupo de malabares aqui de Imperatriz, o Grupo de Habilidades Circenses”, explicou.

Além das apresentações de trabalhos, haverá também palestras, oficinas, minicursos e mesas-redondas. Ao todo, 22 debates estão previstos a partir de três perspectivas: política institucional, movimentos sociais e minorias sociais. A conferência de abertura éa respeito do tema geral desta V Jornada, ministrada pelo doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), Prof. Dr.José Henrique Artigas de Godoy.

Acessar a área de submissão de trabalho, fazer a inscriçãoe conferir a programação, é no endereço eletrônico: https://doity.com.br/v-jornada-de-lch

Confira a tabela com o valor das inscrições

• Ouvintes – R$ 15,00

Obs: Esta forma de Inscrição não lhe dá direito a apresentar trabalhos, nem participar de minicursos e Gt’s

• Participante 1 – R$ 20,00

Obs: Esta forma de Inscrição lhe dá direito a apresentar trabalhos em 1 (um) GT, ouvir as mesas-redondas e conferências.

• Participante 2 – R$ 25,00

Obs: Esta forma de Inscrição lhe dá direito a apresentar trabalho em GT, participar de minicurso, mesas e conferências.