in

Dica: Quer saber de uma ferramenta que ajuda na transcrição de sua entrevista?

 

 Luziel Carvalho 

 

Transcrever entrevistas  não é uma tarefa fácil e demanda tempo, mas alguns softwares podem ajudar.  Pensando nisso o Ciência.UFMA apostou numa matéria no formato de tutorial para ajudar os pesquisadores nesse processo. Porém, para usá-la recomendamos que sua entrevista tenha qualidade sonora, além disso, o software depende da clareza da dicção das pessoas envolvidas na entrevista para sua inteligência detectar corretamente as palavras, portanto, quanto mais clara for a fala, maior a possibilidade de identificação precisa dos termos.

A ferramenta de transição conseguirá transcrever grande parte da sua entrevista automaticamente com certa precisão. Fizemos testes e conseguimos bons resultados, embora tivéssemos que ouvir o áudio posteriormente para ir fazendo as correções de trechos onde não haviam muito sentido, devido à ausência de compreensão dos termos pelo software. Entretanto cerca de 70% do conteúdo das entrevistas transcritos estavam coerentes. Tivemos resultados inferiores em alguns casos, mas ainda assim, ter uma boa parte transcrita corretamente ajuda a otimizar o tempo transcrevendo, já que na pesquisa tempo é algo importante.

Para usar a ferramenta precisamos primeiro instalar o Voicemeeter, ele irá capturar o áudio de seu computador e mediar essa comunicação com o site que fará decodificação do seu áudio em texto.

 

Para facilitar o processo clique no segundo arquivo, o “.exe file”. Depois de baixado siga o processo de instalação clicando duas vezes no arquivo.Quando o sistema lhe pedir a permissão demonstrada na imagem conceda, clicando sempre em instalar.

 

 

Ao finalizar a instalação o aparecerá uma mensagem indicando que você deve reiniciar seu computador. Dê Ok, e reinicie seu computador.

 

 

Depois reiniciar seu sistema, vá no ícone do seu driver de som no sistema operacional no canto inferior direito do seu computador em clique em dispositivos de reprodução.

 

 

 

Ao abrir uma nova caixa, você verá em cima um menu com as opções de reprodução e gravação. Em ambos os casos defina como padrão.

Em caso de não aparecer nas suas definições como acima, digite voicemeeter na barra de pesquisa no menu iniciar do sistema, abra o aplicativo e defina por lá essas configurações na opção A1, como na imagem abaixo.

 

Finalizado todo o processo, vá ao site dictation, concedendo as permissões que o navegador necessitar para sincronizar seu áudio à plataforma.

 

 

Não se esqueça de conferir se a linguagem configurada para a transcrição está definida para Português – Brasil, no lado direito superior do site, indicado em vermelho na imagem abaixo.

Apague todo o bloco de notas onde será feita a transcrição no site, clique em Start como na imagem acima sinalizado em verde. Por fim, rode seu áudio da entrevista em algum reprodutor de música, sugerimos o VLC que foi o utilizado em nossos testes e funcionou bem.Pronto! Ele irá transcrever seu áudio. É importante que somente o áudio da entrevista esteja rodando no computador e nenhum outro, para não gerar confusão entre falas e áudios.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Professor Marcos Fábio e aluno de jornalismo exploram técnicas de entrevista em pesquisa histórica sobre a UFMA

Mestrado em Comunicação inicia atividades do segundo semestre e discute a pós-graduação no país