Curso de Jornalismo da UFMA de Imperatriz consegue aprovação de 10 artigos em evento nacional

Por Nayara Nascimento

O curso de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz, consegue aprovação de 10 trabalhos no 16° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e no VIII Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor), eventos que devem acontecer entre 7 a 9 de novembro, na FIAM-FAAM/Anhembi Morumbi, capital paulista (SP).

É a primeira vez que o curso consegue esse desempenho nos respectivos encontros, com 2 artigos de autoria de professoras e 8 elaborados por acadêmicos e acadêmicas. Os Grupos de Pesquisa são os grandes responsáveis pela produção e envio desses trabalhos, sendo eles: Política, Comunicação e Sociedade (COPS), Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura (GCIBER) e Linguagem, Discurso, Mídia e Educação (LiDiME).

Em comparativo com o ano passado, o curso de Comunicação Social desse campus teve apenas um artigo apresentado no JPJor, sob orientação do professor Vitor Belém. Para a coordenadora do COPS, doutora em Ciência Política e professora, Michele Massuchin, o que mudou em 2018 foi a questão da cultura da participação em eventos, em que tanto os professores quanto os alunos sentiram-se mais estimulados em desenvolver trabalhos e enviar para congressos, não somente do SBPJor e JPJor, mas também em outros, como o I Encontro Norte e Nordeste da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), que foi realizado em junho, na UFMA de São Luís, e contou com pelo menos 15 artigos aceitos de Imperatriz.

Massuchin aponta outro fator relevante que fez com que a participação no SBPJor e JPJor fosse maior, que tem a ver com o relato da experiência positiva daqueles que estiveram nos encontros em 2017.  “A Frida, que é uma das alunas que já tinha ido para o JPJor, disse que tinha gostado do evento, porque os trabalhos são discutidos de maneira um pouco mais aprofundada. Isso faz com que o congresso seja, digamos, ‘mais qualificado’ e que traz mais rendimento para o trabalho do aluno. Contando a experiência dela no evento fez com que outros alunos se sentissem motivados”, explica a coordenadora do COPS, grupo que obteve aprovação em 6 artigos para os encontros que devem ser realizados na capital paulista.

A acadêmica de Comunicação Social, Frida Bárbara Medeiros, conta como foi participar dos eventos. “Ir ao congresso foi uma experiência única. O SBPJor e JPJor são alguns dos melhores encontros de comunicação do Brasil e oferecem a oportunidade de conversar, debater e assistir a palestras e apresentações de grande parte dos autores que estudamos na academia. Isso é incrível!”, exprime.

Embora os Grupos de Pesquisa sejam um aval que facilitam o desenvolvimento de trabalhos e isso seja importante para os estudos sobre comunicação no curso, os pesquisadores e pesquisadoras da UFMA de Imperatriz têm dificuldades financeiras para o deslocamento até eventos que são realizados em outras regiões, falando geograficamente, conforme explica a professora Michele Massuchin.

“Eu não vejo dificuldades no processo de produção dos trabalhos. O maior problema é sempre financeiro, porque nós acabamos ficando muito distante dos outros centros onde esses eventos acontecem. Então, por exemplo, para o SBPJor e JPJor, contando a inscrição, passagem, hotel, alimentação, transporte, isso acaba gerando um gasto muito grande. Precisamos nos planejar durante o ano todo para conseguir ter o dinheiro para o encontro, e às vezes temos que escolher entre um evento e outro. Claro que quando começamos a ter congressos que passam a acontecer mais próximos de nós, como é o caso do ABCiber, do Intercom Regional do ano que vem, que vai ser em São Luís, e o nacional em Belém, isso acaba barateando o evento e estimulando os alunos, porque eles sabem que sendo mais próximos, eles têm mais chances de juntar o dinheiro para participar. Então, para nós, a maior barreira sempre é a financeira”, reflete Massuchin.

É importante mencionar que a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) tem auxiliado acadêmicos e acadêmicas a custear, pelo menos em parte, os encontros. Daí a relevância de ter instituições que estimulem a pesquisa, para que o curso de Comunicação Social do campus de Imperatriz consiga reconhecimento pelos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos junto aos grupos.

O SBPJor e o JPJor são encontros anuais, e o tema de 2018 é “Pesquisa em jornalismo: dos conflitos em pauta aos conflitos do campo”. A programação conta com palestras, oficinas, apresentação de trabalhos, reunião das rede de pesquisa, realização de mesas, lançamento de livros, entre outras. As inscrições seguem até o dia 30 de outubro, e podem ser realizadas pelo link: http://sbpjor.org.br/sbpjor/inscricoes-sbpjor-2018/

Para mais informações, acesse ao site: https://sbpjor16.wixsite.com/sbpjor