in ,

UFMA de Imperatriz tem 38 trabalhos aprovados no Intercom Nordeste

Aluno: João Pedro Brito da Cruz

O curso de jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Imperatriz, tem 38 trabalhos acadêmicos aprovados para apresentação no Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom Nordeste). O evento que já está na sua 21º edição, terá como sede a capital São Luís e irá acontecer durante os dias 30, 31 de junho, com encerramento em 1º de julho. As apresentações ocorrerão em três instituições da capital: UFMA, Faculdade Estácio e Centro Universitário do Maranhão (Ceuma).

O Intercom Nordeste 2019 tem como tema “fluxos comunicacionais e crise na democracia”. A edição nacional de Intercom será de 02 a 07 de setembro na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, Pará.

Os 38 trabalhos aprovados representam uma vitória para o curso. “Isso mostra que os alunos estão muito empenhados nos grupos de pesquisa, articulados e produzindo trabalhos que fazem uma reflexão sobre diversos temas voltados para a área da comunicação”, afirma a professora do curso de jornalismo da UFMA Imperatriz, Izani Pibernat Mustafa.

Integrantes dos grupos COPS e Gciber estão entre os participantes deste ano do Intercom

Os trabalhos foram feitos por alunos do 3º ao 8º período que integram os grupos de pesquisa do curso de jornalismo. As apresentações do evento são divididas em três categorias diferentes, sendo elas: Expocom, Intercom Júnior e Intercom DT.

Intercom Junior

O Intercom Júnior é a parte do evento destinada a apresentação de pesquisas e projetos de iniciação científica, de trabalhos de conclusão de curso (TCC), discussões teórico-práticas oriundas de ações de extensão e artigos finais de disciplinas cursadas na graduação, entre outras. Essa categoria obteve o maior número de aprovações, ao todo foram aprovados 25 trabalhos. “Como é meu primeiro ano participando do congresso, ter um trabalho aprovado é algo novo, que assusta, mas faz eu me sentir honrada em fazer parte desse congresso que é de grande importância para a área da comunicação e principalmente do Jornalismo”, comenta a acadêmica da jornalismo Anna Luiza autora de um dos trabalhos aprovados.

Expocom

A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. “A gente é sempre muito otimista, queremos ganhar, é um grande incentivo para um aluno conquistar um prêmio, mas, a gente tem que entender que o prêmio é uma parte pequena de um processo que esteve em construção, e o fato de um projeto está concorrendo já é um prêmio” diz a professora Izani. Foram 10 trabalhos aprovados nessa categoria o que aumenta ainda mais as chances de ganhar uma premiação quando comparado ao ano anterior que só contou com três trabalhos classificados.

Bicampeã

Com pouco mais de três anos de criação a Empresa Junior de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (Imprensatriz), criada e administrada pelos alunos de jornalismo da UFMA Imperatriz, já coleciona prêmios de duas edições do Intercom.

Em 2018 a Imprensatriz se consagrou como campeã das edições regional e nacional do evento na categoria “Agência Jr. de Jornalismo”. “Foi bem surpreendente pra gente, primeiro que nós não esperávamos ganhar no nordeste, porque foi um trabalho que a gente fez em uma semana, e o mais surpreendente foi ter ganhado a edição nacional, porque nós olhávamos os trabalhos dos outros participantes e eram muito bem feitos, foi uma ótima surpresa nós termos ganhado”, relata a diretora de relações humanas da Imprensatriz, Lorena Lacerda. Entretanto, a busca pelo tricampeonato foi interrompida este ano, pois, o trabalho enviado pela empresa júnior não garantiu a classificação para a edição nordeste do evento.

Sem aprovação de trabalhos na categoria de “Agência Júnior de Jornalismo” o nordeste segue sem representantes na edição nacional do Intercom. “Esse ano o Intercom nordeste não aprovou nenhum trabalho para a categoria de empresa júnior de jornalismo, nós enviamos um e-mail perguntando sobre as aprovações e eles nos disseram que não tiveram nenhuma aprovação, então no Nordeste nós continuamos invictos”, comenta a diretora Lorena.