in ,

Relação entre Comunicação e Política é tema de Simpósio na UFMA

Texto: Nayara Nascimento

Foto: Divulgação

O XII Simpósio de Comunicação da Região Tocantina (Simcom) acontece entre os dias 5 e 7 de dezembro, na Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz. Este ano terá como o tema “Interfaces da Comunicação e Política” e pretende reunir professores, pesquisadores, acadêmicos, profissionais da área e comunidade para discutir questões relacionadas à temática central.

A organizadora geral do simpósio e professora do curso de Comunicação Social, Michele Massuchin, explica que a escolha do tema foi resultado de uma reunião entre os docentes, que levaram em conta a atual conjuntura política no Brasil. “Dado o momento político, o processo de impeachment, todas as questões relacionadas à democracia, a relação de proximidade entre o campo político e a comunicação, o uso cada vez mais forte da comunicação nas campanhas eleitorais, fez com que houvesse uma motivação do grupo de professores para escolhermos esse tema”, aponta.

A programação para os três dias de evento inclui: palestras, minicursos, mesas, grupos de trabalho e mostra de produtos com premiação. Massuchin menciona que o convite aos palestrantes foi pensado em professores que possam trazer diferentes abordagens sobre o tema do simpósio, como o balanço das eleições, a relação entre comunicação e grupos políticos, o espaço e representação das mulheres na mídia, especialmente as candidatas, além do crescente uso de ferramentas midiáticas nas campanhas eleitorais, como o WhatsApp. “Os palestrantes são pesquisadores que desenvolvem trabalho nessas temáticas há um tempo, então podem agregar bastante para as discussões. A ideia é gerar debate, oferecer um espaço de informação e de reflexão a respeito dessas questões”, afirma a organizadora geral.

Professora Michele coordena do evento que este ano vai debater política e comunicação

Em relação aos Grupos de Trabalho (GTs), estão divididos em quatro eixos: “Comunicação e Sociedade”, “Estudos sobre jornalismo”, “Comunicação e Cibercultura” e “Televisão e narrativas”. As submissões de pesquisas, sob a forma de resumo, estão abertas até 26 de outubro, e podem ser realizadas pelo endereço de e-mail de cada GT. Após o aceite, os trabalhos completos ou resumos expandidos devem ser enviados para posterior publicação nos Anais. Já os produtos podem ser inscritos até 10 de novembro, nas categorias: audiovisual, matéria ou entrevista (televisão e multimídia), fotografia, áudio, reportagem (texto e foto), entrevistas, jornalismo de serviço, revista, livro-reportagem ou produtos em Assessoria de Imprensa.

Para a professora do curso, Izani Mustafá, o evento é uma oportunidade de debate que agreguem conhecimento, tanto para os palestrantes, quanto para os participantes. “Esses três dias de Simcom são importantes porque os jovens estudantes vão poder estar junto aos professores, que são mestres, doutores, que têm um tempo de estudo e pesquisa. Então pode ter essa troca, porque nós, professores, estamos sempre aprendendo também. Vamos ter uma diversidade de trabalhos, de conversas com os palestrantes que estão vindo, trazendo diferentes assuntos ligados à temática do simpósio”, pontua.

As inscrições podem ser realizadas de 1º a 30 de novembro, pelo site do evento. Para participar dos minicursos, é necessário manifestar o interesse no preenchimento do formulário, mas a inscrição em si acontece somente de forma presencial, na UFMA.

Mais informações: http://www.simcom.ufma.br/

Dúvidas? simposiojornalismoitz@gmail.com