Quer participar de congressos e não sabe como? Conheça algumas dicas para submeter trabalhos e apresentar

Por Maísa Oliveira e Paulla Monteiro

O ano de 2017 para o curso de Jornalismo foi marcado pela grande representação em diversos congressos nacionais e internacionais, entre eles, podemos destacar o Intercom, que teve 30 trabalhos aprovados. Ao participar de congressos e feiras, além da oportunidade de ouvir palestras com profissionais excelentes, você se atualiza diversos assuntos e tem contato com os professores e alunos de várias partes do Brasil e do mundo. Cada um com suas experiências e realidades.

Mas, você sabe como fazer parte desses congressos? Como produzir e submeter trabalhos?  Elaboramos algumas dicas para ficar por dentro e participar.

Entre em um grupo de pesquisa de sua preferência.

Hoje, especificamente no curso de jornalismo, existem oito grupos de pesquisa  e cada um deles aborda uma área diferente.

É essencial que você esteja inserido em um grupo de pesquisa, ele proporciona a base para desenvolver pesquisas sistematizadas e aprender com os colegas. Todo o processo de discussão e elaboração é orientado por professores do curso, que lideram esses grupos, acompanhando e divulgando informações sobre futuros congressos.

Como entrar em um grupo?

Descubra uma área do jornalismo que você tem interesse e afinidade para pesquisar, depois, procure o grupo que trabalha nessa linha e converse com o professor responsável para saber as regras de cada um deles. Qualquer dúvida a coordenação é aberta para esclarecimentos.

Não quer entrar em um grupo? Escreva sozinho!

Seria mais prático participar de um grupo de pesquisa, mas como nem todos possuem essa disponibilidade a opção de pesquisar sozinho também é válida. Você vai precisar de um professor para te orientar, pode também desenvolver projetos que teve início em sala de aula como artigos, paper , produtos, documentários, jornais e etc… ao longo do curso produzimos inúmeros documentos, guarde-os, provavelmente vai ser útil e você pode aperfeiçoá-los.

Comece a se organizar financeiramente.

A pesquisa é um investimento, tanto na sua vida acadêmica, profissional e até pessoal. Se não for possível bancar gastos, viagens e afins, se organize para isso. Faça rifas, venda lanches, invente oportunidades que ajudem voçê a ganhar um dinheirinho. Quanto mais cedo se organizar melhor, o tempo corre e logo os congressos chegam, as taxas de inscrição, então é bom estar preparado, com o projeto pronto e o dinheiro guardado. Se o planejamento for com antecedência as passagens, hotel e afins ficam mais baratos.

Fique atento aos congressos, prazos de inscrição e descontos.

A divulgação dos congressos é veiculada nas redes de comunicação do curso, mas o interessado deve ir atrás e ficar atento às oportunidades, são vários congressos por ano sendo nacionais e internacionais. Geralmente os primeiros dias de inscrições têm descontos, aproveite para não perder a vaga e economizar.

Não perca os prazos pra enviar os trabalhos.

Muitos alunos deixam para última hora e com isso perdem prazos, podendo até perder a chance de apresentar, ganhar prêmios, conhecimento, perdem oportunidades únicas por falta de atenção.

Tenha a orientação de professores

É sempre melhor quando um profissional acompanha o desenvolvimento de um projeto. O professor serve pra orientar, dar dicas ao projeto, fazer correções, críticas. Essa orientação é indispensável, percebe-se então a importância dos grupos de estudo.

Oportunidades

Comece desenvolvendo pequenos projetos e apresente-os na própria universidade. Aproveite cada oportunidade oferecida no meio acadêmico, e se não oferece vá atrás, a chance pode ser criada.

O maior beneficiário da participação em congressos, seminários, feiras, conferências é o aluno, pois o campo da pesquisa permite conhecer novas áreas, pesquisadores e diferentes visões de mundo.