Pesquisa que investiga o perfil das pessoas com tuberculose em Imperatriz é premiada no Semic

Por Letícia Holanda e Leonardo Araújo

A estudante Francisca Bárbara Gomes da Silva, do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do campus de Imperatriz, foi premiada durante a 29ª edição O Seminário de Iniciação Cientifica (SEMIC). Atividade é anual e foi realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPGI), da UFMA, e tem a finalidade de divulgar as pesquisas em andamento e possibilitar a troca de experiências entre pesquisadores das diversas áreas do conhecimento da UFMA.

O evento foi realizado em São Luís (MA), no período de 20 a 24 de novembro, com a participação de professores e acadêmicos dos nove campi que compõem a instituição de ensino. Neste ano, cerca de  871 trabalhos científicos foram apresentados no evento, sendo 54 pesquisas  do campus de Imperatriz.

Premiado na modalidade Apresentação Oral na área da Ciência da Saúde, o estudo avaliou as características sociodemográficas, clínicas e epidemiológicas dos casos de tuberculose em Imperatriz-MA. “O objetivo foi caracterizar os casos da doença notificada na cidade no período correspondente entre 2006 a 2015, segundo variáveis sociodemográficas, clínicas e epidemiológicas, determinar a prevalência de tuberculose  no período analisado e verificar se houve associação das variáveis sociodemográficas, clínicas e epidemiológicas sob investigação com a tuberculose pulmonar”, ressalta a acadêmica e líder do projeto, Bárbara Gomes.

A pesquisadora explica ainda, a importância de alguns resultados do projeto em relação aos casos de tuberculose na cidade. “Imperatriz é o 8° município prioritário para o controle da doença de acordo com o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), sendo encontrada uma taxa média de prevalência na cidade, durante o período de estudo (2006 a 2015) de 33,1/100.000 habitantes com 800 casos notificados no mesmo período, segundo dados coletados durante a pesquisa. Diante disto, identificamos que em sua maioria, os indivíduos que adoeceram por com tuberculose são do sexo masculino, predominando em pessoas com escolaridade inferior a quatro anos de estudo”, conclui.

Fonte: Relatório Aspectos Clínico-Epidemiológicos E Distribuição Espacial Da Tuberculose Em Imperatriz – MA

A doença: A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria chamada “bacilo de Koch”. Os sintomas podem ser identificados pela tosse por mais de três semanas, além de suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito.  A doença atinge principalmente os pulmões, além de outras partes do corpo, como os gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges.

Só no Maranhão, estima-se que em 2016 foram diagnosticados 2.531 novos casos de tuberculose, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Entre as cidades com maior número de pacientes notificados estão São Luís, São José de Ribamar, Caxias, Imperatriz, Paço do Lumiar, Timon, Codó, Santa Inês, Açailândia e Pinheiro.

Durante a pesquisa foi feito um estudo descritivo, retrospectivo e exploratório, com abordagem quantitativa que considerou todos os registros de casos de tuberculose obtidos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no período compreendido entre 1º de janeiro de 2006 a 31 de dezembro de 2015 do município de Imperatriz (MA). Na fase exploratória dos dados, foram obtidas informações, por meio de fichas de notificação, para compreender os números de casos individuais, como (idade, sexo, raça/cor e escolaridade), dados da residência e informações complementares sobre os estados clínicos dos casos de tuberculose.

Pesquisa- Graduanda em Enfermagem pela própria UFMA, Francisca Bárbara Gomes da Silva é pesquisadora e bolsista voluntária pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão – FAPEMA, em 2016 e 2017, vinculada ao projeto de pesquisa “Aspectos Clínicos-Epidemiológicos e Distribuição espacial da Tuberculose em Imperatriz (MA)”.

A equipe técnica é coordenada pelo professor, Doutor em Ciências (DINTER USP/UFMA/UESC), Marcelino Santos Neto. A equipe também é composta ainda pelo Prof. Ms. Hamilton Leandro Pinto de Andrade; Profª. Drª. Ismália Cassandra Costa Maia Dias; Profª. Ms. Jaisane Santos Melo Lobato e a estudante Mônica Ribeiro Sousa.

Anexo:

Currículo lattes do professor e orientador Dr. Marcelino Santos Neto (http://lattes.cnpq.br/2762193275718620)