Pesquisa investiga importância do aleitamento materno em Imperatriz

Por Sara Kalinne

Enfermeira no Hospital Regional e professora na Universidade Federal do Maranhão, Floriacy Stabnow Santos realizou uma pesquisa sobre a importância do aleitamento materno. Sua pesquisa abordou as consequências do desmame precoce e a introdução de leite artificial na dieta da criança que pode sofrer diarreia ou outros agravos na saúde.

O que a levou a fazer essa pesquisa?

Essa pesquisa é parte da minha pesquisa de doutorado. Eu trabalho no Hospital Regional já faz 21 anos, eu sei que o aleitamento materno é a melhor forma de alimentar uma criança. De zero até seis meses o aleitamento deve ser exclusivo, e depois dos seis meses além do leite materno a mãe pode complementar com outros alimentos. O aleitamento materno deve durar até dois anos ou mais. Aqui em Imperatriz não existia nenhuma pesquisa sobre a prevalência do aleitamento materno então eu quis saber qual era essa prevalência e associei essa variável com outras. Esse estudo evidenciou que as crianças que mamam têm menos diarreia do que as que não.

Qual a importância dessa pesquisa para sociedade Imperatrizense?

A pesquisa é importante porque ela nos abre novos horizontes. Confirmei os estudos de outros pesquisadores do assunto. O aleitamento materno é a forma mais simples para prevenir doenças infecciosas como infecções respiratórias e diarreia. Quando a criança deixa de mamar exclusivamente o seio materno antes do sexto mês de vida e a mãe oferece leite artificial, água, chá e chupeta, a criança pode se recusar a mamar, acontece o desmame precoce. Geralmente a criança passa a receber leite artificial engrossado com algum carboidrato como massa de macaxeira, mucilon, entre outros, então essa criança passa a ter uma maior chance de ter diarreia quando comparada com a criança que é amamentada exclusivamente.

Qual foi o maior problema para fazer essa pesquisa?

Essa pesquisa foi realizada em todas as unidades básicas de saúde com crianças menores de um ano cadastradas na Estratégia Saúde da Família. O maior desafio foi conseguir chegar a todas essas unidades e entrevistar as mães dessas crianças.

Mas porque foi um desafio?

Porque a cidade é muito grande, são mais de 30 unidades básicas de saúde. Nem todos consideram uma pesquisa como uma ação relevante que pode levar algum benefício para a comunidade.

Seu trabalho aqui no Hospital Regional ajudou a concluir a pesquisa?

Com certeza, porque eu já tinha um suporte teórico e pratico sobre aleitamento materno.

Você pretende levar essa pesquisa adiante?

Sim, eu tenho feito outras pesquisas sobre esse tema, já tenho publicações sobre esse assunto.

Porque você achou importante pesquisar sobre esse assunto?

Porque o aleitamento materno quando praticado exclusivamente até os seis meses, ele consegue diminuir a mortalidade infantil e neonatal.

Você acha que a pesquisa teve um resultado satisfatório?

Sim, os resultados foram satisfatórios e pude contribuir para desvendar a prevalência do aleitamento materno em Imperatriz.

Você tem algo para acrescentar?

Para que o pesquisador consiga resposta às suas perguntas é necessário que ele tenha determinação e persistência.