Pesquisa do curso de Jornalismo de Imperatriz é indicada ao prêmio Semic 2017

Willian Ferreira

Por Paulla Monteiro e Lorenna Silva

O curso de Jornalismo de Imperatriz têm uma pesquisa indicada para concorrer ao prêmio Semic. O trabalho intitulado “Respostas nos comentários do Facebook: Interações da Fanpage da Prefeitura Municipal de São Luís” pertence ao estudante Willian Ferreira do curso de comunicação social da UFMA. Além disso, participaram mais oito alunos de Iniciação Científica vinculados a dois grupos de pesquisa do curso o Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura (GCiber), coordenado pela professora Thaísa Bueno; e o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS), coordenado pela professora Michele Massuchin.

“É um grande reconhecimento ao esforço e nos deixou muito orgulhosos essa indicação. Mas mais legal que isso foi o conjunto da nossa participação. Foram oito ótimos trabalhos, boa parte deles já apresentado em congressos reconhecidos no país e já pleiteando publicações em periódicos”, comenta a professora Thaísa Bueno, que coordena o Gciber.

Mas não foram apenas os professores que comemoraram a oportunidade de participar de um evento que reúne pesquisadores de diversas áreas de todos os campus da UFMA. O discente Gustavo Araújo, que participou da mostra com um estudo sobre o modo como as assessorias de comunicação de Imperatriz lidam com os comentários de leitores (Gciber), também aprovou a ideia. Ele integra o grupo desde 2015 e embora já tenha participado de outras mostras científicas está contente com a possibilidade de apresentar seus estudos na Capital.

No próximo ano, a UFMA de Imperatriz deve levar bem mais trabalhos científicos. Isso porque atualmente o curso tem 12 alunos de Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) entre bolsistas e voluntários oficializados. “É importante notar que alguns alunos integram grupos de pesquisa, mas não são Pibic, porque nesse programa as vagas são limitadas e há um edital para concorrer. Por isso o número não é maior, afinal sabemos há que bem mais que esse número de discentes nos grupos”, comenta a professora Thaísa.

Na edição de 2007 do Semic, um grupo de pesquisa orientado pela professora doutora Emilene Leite, da UFMA, ganhou o prêmio do trabalho que recebe o título “Entre túmulos: práticas sociais nos cemitérios de Imperatriz-MA”. E na atual edição Willian, que teve projeto indicado, afirma que desenvolver pesquisa é um dos pilares do ensino superior. “Nos proporciona uma dinâmica diferente fora da sala de aula. É importante reforçar que participação nos grupos de pesquisa amplia nossa percepção por dialogar com colegas que caminham na mesma linha de pesquisa e, do nosso curso, somos bem contemplados com vários grupos existentes…”

O evento

O seminário de iniciação científica (Semic) é um encontro anual de jovens pesquisadores que tem o objetivo de compartilhar e debater sobre o conhecimento científico adquirido nas atividades de pesquisas, oferecidas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Em sua 29º edição, o evento acontece entre os dias 20 a 24 de novembro, em São Luís e tem como tema “A produção do conhecimento numa sociedade em crise”

Para avaliar as pesquisas é realizada uma mostra em que os trabalhos são divididos entre os que são apresentados em forma de painel e os que são apresentados em forma de exposição oral, este pré-selecionado para concorrer ao prêmio por área https:/..sans-ordonnance. Somente dez trabalhos entre todos da área são escolhidos para essa exibição oral e na sua primeira vez no evento um dos trabalhos estava entre os oito enviados do curso.

Site do evento: http://www.semic.ufma.br