in

Marapet é realizado pela primeira vez em Imperatriz

Por Gabriela Magalhães

Com o objetivo de reunir os grupos PET do Maranhão e dar visibilidade ao programa dentro do Estado, é realizado pela primeira vez em Imperatriz o III Encontro Maranhense dos Grupos de Programa de Educação Tutorial – Marapet. O evento que traz como tema principal “Os desafios da tríade ensino, pesquisa e extensão frente à realidade das instituições de Ensino Superior no Maranhão”, e vem discutir os dilemas da educação pública superior no Maranhão e as possíveis soluções por meio das práticas de ensino, pesquisa e extensão na perspectiva do Programa de Educação Tutorial PET.

O encontro também tem como proposta promover a socialização dos grupos PET Maranhão por meio de atividades e discussões de temáticas pertinentes á realidade e ao contexto local do programa. O evento será realizado nos dias 16, 17 e 18 de novembro, na Universidade Federal do Maranhão, Campus Avançado Imperatriz e as inscrições seguem até o dia 16 de novembro de 2017 https://espanolcialis.net/comprar-cialis-generico/.

Este ano o Marapet está com duas novidades, será realizado pela vez em Imperatriz e será aberto a todos os acadêmicos de universidades públicas e privadas de Imperatriz e Região. O evento contará com apresentações de trabalhos acadêmicos, oficinas, mesas redondas, mini-cursos, palestras e certificados para os participantes.

Em Imperatriz existe há sete anos na UFMA o Programa de Educação Tutorial – PET Conexões de Saberes de Imperatriz, e é coordenado pela professora doutora Adriana Crispim de Freitas, do curso de Engenharia de Alimentos da UFMA, que também é a organizadora geral do Marapet. Ela acredita que o evento é muito importante para os acadêmicos e a sociedade. “No Marapet iremos debater sobre o cenário atual da educação do país e as dificuldades que enfrentamos em relação a fazer pesquisa, ensino e extensão nas Universidades públicas do Brasil. Então dentro desse contexto a gente quer formular respostas, perguntas para que os governantes respondam à atual necessidade do país em relação ao contexto educacional”, declara.

Para a acadêmica de Enfermagem, Christiane Carvalho, que vai apresentar trabalhos no Marapet, acredita que haverá muitas trocas de conhecimentos. “Um evento desse nível é importante, pois além de proporcionar a troca de experiências e despertar ideias, permite que cresçamos como acadêmicos, de forma a nos tornarmos futuros profissionais atuantes e compromissados com a realidade atual”, relata.

Os Programas de Educação Tutorial são desenvolvidos por grupos de estudantes a partir de formações em nível de graduação, nas instituições de ensino superior do país, orientados pelo princípio da dissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e da educação tutorial.

Em Imperatriz o grupo é composto por 18 universitários dos cursos de direito, enfermagem, engenharia de alimentos, jornalismo e medicina. Ao todo no Maranhão existem 12 Programas de Educação Tutorial (PET), distribuídos em todo o Estado.

Saiba mais:

Marapet: http://pet.ufma.br/marapet/

PET Conexões de Saberes de Imperatriz: http://petconexoesccsst.wixsite.com/petconexoesccsst

Inscrições: http://pet.ufma.br/siepet/evento.php?id=134

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa destaca a influência do imaginário na saúde

Descoberta pode anular efeitos da malária durante a gestação