Jornalistas elaboram guia sobre escritores e obras de Imperatriz

Por Leonardo Araújo e Letícia Holanda

“Acervo Literário: Um Guia Sobre Escritores De Imperatriz”, é o título do trabalho de conclusão de curso (TCC), dos acadêmicos recém-formados em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Aleilton dos Santos e Leiliane de Araújo com orientação da professora Drª Thaísa Bueno.

O livro serve como guia para os amantes da literatura ou para quem quer conhecer mais sobre os escritores de Imperatriz. Assim, o Guia tem como objetivo contribuir para a divulgação cultural e literária da cidade. Os jornalistas utilizam do meio chamado “Jornalismo de Serviço” ou “Jornalismo Utilitário”, para indicar os principais leitores e obras da cidade, por meio de perfis e resenhas das principais publicações locais.

A ideia de produzir um guia sobre a literatura de Imperatriz, segundo os autores, surgiu após terem realizado uma observação nas principais bibliotecas de Imperatriz, bem como nos acervos das universidades e na Academia Imperatrizense de Letras (AIL). Então, o produto dos jornalistas veio para orientar melhor as pessoas que possuem interesse em conhecer mais das produções realizadas em Imperatriz.

Para autora do guia, Leiliane de Araújo, há um grande acervo literal em Imperatriz, porém a falta de conhecimento dos autores é o principal dificultador, “Olhamos todo o cenário e vimos que há uma grande produção literária, mas a divulgação não era tão grande. Então a pesquisa contribui com memória literária, para que a população possa estudar e conhecer mais sobre o tema”.

Cientes das dificuldades em estudar o assunto, muito em conta, pela falta de obras, os pesquisadores aplicaram questionários dirigidos a públicos que entendeu-se ter relação de interesse com o tema literatura. Assim, a pesquisa optou por cinco grupos para aplicar o questionário: Membros da Academia Imperatrizense de Letras, Membros do Clube do Livro, Alunos de Jornalismo e Letras, Jornalistas e professores de Jornalismo e Público da Internet.

Questionário continha três perguntas: Quantos escritores imperatrizenses você conhece? Quem na sua avaliação é o maior expoente da literatura de Imperatriz? Você teria interesse num guia que listasse os autores e obras da literatura imperatrizense? Assim o Acervo Literário: um guia sobre escritores de Imperatriz, buscou contar a histórias dos dez escritores mais citados no questionário que foram eles:

Um dos organizadores do guia, Aleilton dos Santos, explica a importância da pesquisa para os estudiosos da Comunicação Social e ou outras áreas.  “Nosso trabalho, por ser inédito, dentro dos que já foram desenvolvidos na UFMA de Imperatriz, possibilita que outros pesquisadores possam investigar mais aspectos do jornalismo aliado com uma necessidade social. Seja no jornalismo de serviço ou em outras vertentes do jornalismo, além de terem acesso a um material organizado sobre a literatura de Imperatriz”, conclui.

Ao todo foram 340 participantes que responderam o questionário,  sendo que 317 pessoas aprovaram a elaboração do guia. A partir da pesquisa, 71 nomes foram escolhidos, sendo 53 membros da Academia Imperatrizense de Letras, 18 não fazem parte da instituição. E deste número, foram feitos 10 perfis de maior profundidade dos escritores mais citados, além da resenha crítica-descritiva das obras.

O guia foi dividido em 11 capítulos, apresentando os perfis dos autores principais, além de coletânea menores composto pelos 61 perfis menores de escritores citados na pesquisa.

O trabalho tem a pretensão de buscar financiamento para uma possível publicação. “Estamos monitorando editais de cultura que incentivam novas publicações de livros, para tentarmos publicar ainda neste ano. E também buscar patrocinadores que se interessam pelo tema”, afirmou Aleilton Santos.

Para quem tiver interesse em ler o guia, é só acessar o link:  http://www.thaisabueno.com.br/wp-content/uploads/2018/01/guia-literario1.pdf.

Currículo da professora Drª Thaísa Bueno Cristina (http://lattes.cnpq.br/4123207392983951)