Programas de pós-graduação da UFMA investem em divulgação científica pelo Instagram

Rede social ganha espaço na área acadêmica como ferramenta de difusão de pesquisas

Pensando em ampliar a capacidade de divulgação, muitos programas de pós-graduação da Ufma vem criando perfis no Instagram e divulgando seus trabalhos, eventos e ações nessa rede social que é uma das preferidas pelos brasileiros, segundo o We Are Social, consultoria de marketing digital. atrás apenas do Youtube, Facebook e Whatsapp.

Essa ação atende a uma questão que afeta toda a área científica. Diariamente, diversos pesquisadores alcançam novas descobertas que podem promover grandes mudanças na sociedade, mas nem sempre conseguem chegar ao conhecimento de todos, ou pelo menos dos que seriam os mais interessados. A divulgação científica busca traduzir em linguagem acessível as descobertas científicas, saindo dos jargões da área e tornando compreensível as pesquisas, e para alcançar as pessoas, as redes sociais são um caminho adequado.

“A compreensão que se tem é de uma perspectiva pouco explorada, na qual os alunos e o público em geral de interessam em procurar postagens nesses ambientes virtuais, se caso consigam compreender o que está sendo postado, com isso a divulgação científica contextualizada de uma forma simples impulsionaria o conhecimento que uma minoria conhece”, defendem Lins et al (p.7, 2019).

Luiz Araújo Neto, em monografia de conclusão de curso para titulação de bacharel em Educação Física, analisou outro ponto importante que o Instagram traz, que é a promoção dos professores pesquisadores. “O impacto da utilização de forma profissional do Instagram na vida de um professor, cujos resultados demonstraram de forma inequívoca que ele conquistou um grande
espaço no mercado e nele se fixou depois que começou a utilizar seu Instragram com fins profissionais, o que lhe possibilitou, inclusive, a expansão da sua área de atuação, porquanto ele passou a ministrar cursos sobre o tema que ele mais abordava em seus posts, bem como acabou por ser autor de seu próprio livro, como reflexo direto do impacto acima mencionado”.(NETO, p.31, 2018).

Aproveitando esses benefícios, entre outros que estar em redes sociais oferecem, como interação mais rápida, os programas de pós-graduação da Ufma estão acessíveis no Instagram.

Confira os perfis dos programas:

@ceppgsufma (Programa de Pós-Graduação em Sociologia)
@pgcult1956 (Pós-graduação em Cultura e Sociedade)
@pglb.ufma (Programa de Pós-Graduação em Letras de Bacabal)
@pgletras.ufma (Programa de Pós-Graduação)
@pgsc.ufma (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva)
@ppecem.ufma (Programa de Pós-Graduação )
@ppgac.ufma (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas)
@ppgbc.ufma  (Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Conservação
@ppgca_ufma (Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal).
@ppgcamufma (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais)
@ppgcompro_ufma (Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional)
@ppgcomufma.itz (Programa de Pós-Graduação em Comunicação)
@ppgcs.ufma (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde)
@ppgdg_ufma (Programa de Pós-Graduação em Design)
@ppgdirufma (Programa de Pós-Graduação em Direito)
@ppgea.ufma (Programa de Pós-Graduação em Energia e Meio Ambiente)
@ppgeeb.ufma (Programa de Pós-Graduação Gestão de Ensino da Educaçao Básica)
@ppgef.ufma (Programa de Pós-Graduação em Educação Física)
@ppgenfufma (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem)
@ppgfopred (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas)
@ppggeo_ufma (Programa de Pós-Graduação em Geografia)
@ppgsaufma (Programa de Pós Graduação em Saúde e Ambiente)
@ppghis_ufma (Programa de Pós-Graduação em Historia e Conexões Atlânticas)
@ppgo_ufma (Programa de Pós-Graduação em Odontologia)
@ppgoceano_ufma (Programa de Pós-Graduação em Oceanografia)
@ppgquim_ufma (Programa de Pós-Graduação em Química)
@ppgsad.ufma (Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto)
@ppgstufma (Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia)
@profnit.ufma Programa de Pós-Graduação
@profsaudeufma (Programa de Pós-Graduação )
@ufma_prodema (Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente)

Instagram do Ciência Ufmahttps://www.instagram.com/cienciaufma/

Instagram da Ageufma (Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização da Universidade Federal do Maranhão) – https://www.instagram.com/ufma_ageufma/

Alguns dados sobre o Instagram

Já há alguns anos o Instagram vem sendo uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, atualmente com mais de um bilhão de usuários mensais, sendo 500 milhões diários fazendo 4,2 bilhões de curtidas por dia.

O perfil dos usuários é formado por 69% de menores de 35 anos de idade e 60% acessa todos os dias a rede, postando mais de 100 milhões de fotos diariamente.

Importante destacar também que 88% dos usuários do Instagram são de fora dos Estados Unidos e 52% são mulheres. (Dados compilados por Matt Ahlgren aqui)

Referências

ARAUJO NETO, Luiz. A utilização do Instagram como forma de ascensão profissional: a análise do perfil de um professor universitário. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2018.

Lins, G. G., de Medeiros, V. K., da Silva, A. M., & da Silva, R. X. A. Uso do Instagram como ferramenta de divulgação científica e ensino de física para o ensino médio. VI Coneud. 2019. (link)

.