Grupo de pesquisa desenvolve metodologia de crescimento em mais de 180 empresas

Em um mercado cada vez mais competitivo pelo surgimento de novos concorrentes, pensar somente em obter lucratividade não se torna uma questão de uma organização. Em tempos de instabilidade econômica nos últimos anos, empresas que estão no mercado e até mesmo novos empreendimentos, percebem a necessidade de adotar medidas de sobrevivência para não fechar as portas. De acordo com o estudo lançado em outubro de 2016, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE) em parceria com Fundação Getúlio Vargas sobre a Sobrevivência das Empresas no Brasil, o relatório apresentou que um terço das novas empresas acabaram fechando em dois anos. Um dos motivos presentes, consiste na falta de planejamento de seus gestores quanto ao seu empreendimento.

Com foco em estudos nas pequenas e médias empresas da região tocantina, o grupo INOVAR – Pesquisa e Desenvolvimento, do departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus de Imperatriz, desenvolve o projeto de extensão sobre “A capacidade de inovação e crescimento das empresas”. O grupo tem uma proposta interdisciplinar através da gestão do conhecimento, sob liderança da professora Jaqueline Rossato, e o professor Leonardo Leocádio. O grupo conta também com pesquisadores de várias áreas do conhecimento entre Phd’s, doutores, mestres e graduandos.

Gestão do Conhecimento

Com o advento das tecnologias de informação e comunicação (TICs), as empresas buscam novas maneiras e estratégias para se manter no mercado, e superar períodos de crises. A disseminação da informação e o compartilhamento do conhecimento, promovem a inovação e a aprendizagem organizacional, mediada pela gestão do conhecimento.  Esse contexto estrutural que invade organizações, cria espaços de novas ideias, rotinas, valores e atitudes que favorecem a inovação e a sustentabilidade, como vantagem competitiva das empresas em relação ao mercado.

Foco do estudo

Segundo a professora Jaqueline “A pesquisa envolve o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de uma metodologia de diagnósticos de gestão do conhecimento, baseado na capacidade de crescer e inovar das empresas. Mais de 180 empresas já foram contempladas com o projeto, e atualmente estamos com um trabalho no âmbito da administração pública”. O estudo que o grupo INOVAR realiza, tem contado com apoio das instituições de fomento cientifico como FAPEMA, PIBIC, e o CNPq em que alguns de seus trabalhos tiveram indicações de premiação internacional e regional em eventos científicos, além de publicações em revistas. Na relação com as empresas, o grupo participa de eventos empresariais da região, com parcerias de instituições de apoio a pequenas e médias empresas.

Para a acadêmica Rayanne de Holanda, que está no grupo desde do início “Além de estudar um tema que não tinha ouvido falar se não fosse o grupo de pesquisa, que é a gestão do conhecimento. Tive a possibilidade de aplicar na minha área de formação que é o direito, e de levantar questões e ideias que podem contribuir na atuação do profissional. Fruto dessa experiência foi a indicação ao prêmio Maria Aragão em 2016” disse.

Em 2017

O grupo INOVAR – Pesquisa e Desenvolvimento continua com projetos para 2017. Além do que realiza o grupo já tem projetos aprovados como a Constituição da Cooperativa Agroindustrial de Produtores Rurais do Sul do Maranhão e a implementação da Gestão do Conhecimento para incremento da sustentabilidade no Ministério Público do Maranhão com objetivos de melhorar os processos gerenciais da instituição.

E-mail: grupodepesquisainovar@gmail.com