Alunos do PPGCOM participam de organização do I Seminário em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação

O evento acontecerá de 05 a 07 de agosto de 2020 de forma totalmente online e gratuita pela plataforma Google Meet

Texto: Sammyla Maciel

Entre os dias 05 e 07 de agosto de 2020, o Grupo de Pesquisa Linguagem, Discurso, Mídia e Educação (LiDiME) da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz, promove de forma totalmente online e gratuita o SeLiDiMe, primeiro seminário do grupo de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Regysane Botelho Alves, a Profa. Me. Camila Rodrigues e o vice-reitor da UFMA e professor do PGCOM Prof. Dr. Marcos Fábio.

A primeira edição do SeLidiMe, que traz o tema Linguagem e Discurso e Suas Interfaces de Pesquisa, tem o objetivo de proporcionar o intercâmbio de experiências entre pesquisadores das áreas de Comunicação, Linguagem e Educação. A Profa. Dra. Regysane Botelho comenta que o seminário será um momento oportuno para adquirir novos aprendizados. “Nós esperamos que o I SeLiDiME possa ser um espaço de discussão e de conhecimento sobre o que é o fenômeno linguístico e como que se pesquisa na área de linguagem”, explica.

A ideia do evento partiu do interesse do Prof. Dr. Marcos Fábio como forma de dar continuidade as atividades do LiDiME em tempos de pandemia. “Em junho eu resolvi junto com a Regysane que a gente deveria retomar as atividades do grupo e propor com os nossos membros a realização de um evento […] Ele será realizado por meio do Google Meet,com apresentação de GT, vai ter duas palestras de encerramento e vai ser um momento da gente se encontrar e apresentar um pouco das nossas pesquisas”.

Além dos GTs que serão divididos em três linhas de pesquisas, o seminário também contará com conferências e três minicursos auxiliadas por professores de outras instituições de ensino, como a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Participam da organização do SeLiDiME sete alunos do PPGCOM. Para a mestranda Ananda Portilho, que coordena a área de comunicação do evento, a experiência proporciona um aprendizado na realização de eventos acadêmicos, por isso se candidatou assim que soube que estavam precisando de alunos para contribuir na organização do seminário. A mestranda Letícia Barreto também colabora na organização coordenando o setor de tecnologia e ressalta como positiva a sua participação, já que isso agrega em sua trajetória acadêmica. “Estou muito radiante! Minhas expectativas são as melhores, tendo em vista que se trata de um evento nacional com pesquisadores do Brasil inteiro que irão se reunir para discutir diferentes propostas, diferentes campos de estudos, de análises, sobre diferentes autores e pontos de vistas”, enfatiza.

O I Seminário de Linguagem, Discurso, Mídia e Educaçãoserá mediado na plataforma Google Meet. As inscrições estão abertas gratuitamente até o dia 04 de agosto de 2020 no site https://doity.com.br/selidime. Os interessados em participar dos minicursos, podem se inscrever até o dia 01 de agosto. Aqueles que desejam submeter trabalho devem encaminhar um e-mail com o resumo expandido do trabalho e GT pretendido para seminariolidime@gmail.comaté o dia 22 de julho.

Para mais informações acesse:

Instagram: @grupolidime

Site do Grupo de Pesquisa: https://grupolidime.wixsite.com/lidime